![](https://www.semanaasemana.com.br/wp-content/themes/semanaasemana/img/prasermae.png)
Como o seu bebê está crescendo
Seu bebê – um pouco mais de 1 1/2 polegadas de comprimento e aproximadamente o tamanho de uma figueira – agora está quase totalmente formado. Suas mãos em breve abrirão e fecharão em punhos, pequenos botões de dente começam a aparecer sob suas gengivas, e alguns de seus ossos começam a endurecer.
Figo marrom no ramo com folhas com fundo verde-claro
11 semanas: seu bebê tem aproximadamente o tamanho de um figueira
Ela já está ocupada chutando e esticando, e seus pequenos movimentos são tão fáceis que se parecem com balé aquático. Esses movimentos se tornarão mais frequentes à medida que seu corpo crescer e se tornar mais desenvolvido e funcional. Você não sentirá as acrobacias do seu bebê por mais um mês ou dois – nem notará o soluço que pode estar acontecendo agora que o diafragma está se formando.
Como a sua vida está mudando
Se você é como a maioria das mulheres, você está se sentindo um pouco mais enérgico agora e sua náusea pode estar diminuindo. Infelizmente, você também pode sofrer de constipação (causada por alterações hormonais, que podem retardar a digestão) e azia (hormônios novamente, relaxando a válvula entre o estômago e o esôfago). Apenas lembre-se, todo esse desconforto é por uma boa causa.
Não se preocupe se a náusea tornou impossível para você comer uma grande variedade de alimentos saudáveis ou se você ainda não colocou muito peso (se você começou com um peso saudável antes da gravidez, os especialistas recomendam que você ganhe 1 para 5 libras durante o primeiro trimestre). Seu apetite provavelmente retornará em breve, e você começará a ganhar cerca de uma libra por semana.
Saiba quais dos seus sintomas são normais e quais são sinais de que algo pode estar errado. Você provavelmente também está se perguntando coisas como: Posso continuar a aula de dança? Os sacos de ar no meu carro podem ferir meu bebê? Que medicamentos frios são seguros para tomar agora? Descubra o que é seguro e o que não acontece durante a gravidez.
“Depois do meu primeiro par de viagens ao médico, onde eu sentei por longos períodos na sala de espera, aprendi a agendar meus exames pré-natais para a primeira hora da manhã ou a primeira consulta após o almoço. Não há acumulação de pacientes para superar então há pouca ou nenhuma espera “.
– V.W.B.
Saiba mais sobre: Segurança alimentar com gravidez
Você provavelmente já ouviu muitos avisos sobre alimentos com risco durante a gravidez. Embora seja verdade que alguns alimentos representam um risco potencial para o seu bebê, a grande maioria está segura e o risco de desenvolver uma complicação de gravidez relacionada com alimentos é muito baixo. Aqui está a linha de fundo sobre segurança alimentar para que você possa fazer escolhas sábias sem preocupar-se.
Com quais alimentos devo ficar longe durante a gravidez?
Evite qualquer alimento que possa abrigar bactérias ou parasitas que possam fazer você ficar doente ou prejudicar seu bebê. Isso inclui carne crua ou pouco cozida, aves e peixes; ovos escorridos, pouco cozidos ou crus (e quaisquer alimentos que contenham ovos crus, como massa de biscoito caseiro ou molho holandês); e queijo macio e não pasteurizado. Não coma carnes refrigeradas e se espalha (como salmões, cachorros-quentes, salmão defumado, patê ou presunto ou peru de estilo deli), a menos que tenham sido aquecidos até cozinhar com água quente. E salte as saladas geladas preparadas da delicatessen (como salada de frango e salada de ovos), qualquer comida de buffet ou de piquenique que tenha estado sentada por mais de duas horas e frutas ou vegetais que não tenham sido lavados.
Alguns tipos de frutos do mar são ricos em metilmercúrio, o que pode causar danos ao cérebro em desenvolvimento de uma criança. Para minimizar a sua exposição ao metilmercúrio, não coma tubarão, peixe-espada, maça de rei ou azulejo (também chamado de anchova dourada ou branca). E limita-se a não mais de 6 onças de atum (“branco sólido”) ou bifes de atum por semana.
Por outro lado, há benefícios para comer frutos do mar: é uma boa fonte de proteína e a principal fonte de certos ácidos graxos ômega-3 que podem beneficiar a visão e o desenvolvimento do cérebro do seu bebê. A chave é escolher peixe com os níveis mais baixos de contaminantes e comê-los com moderação. Você pode ter até 12 onças (cerca de duas a três porções) por semana de peixes com baixo mercúrio, como salmão, camarão, abelha ou truta.
O que as bebidas devo evitar durante a gravidez?
O álcool é o principal ofensor durante a gravidez. Viaja rapidamente da sua corrente sangüínea para o seu bebê, e mesmo uma bebida por dia pode aumentar o risco de um problema por parte do bebê. Não existe uma quantidade segura de álcool durante a gravidez, por isso é melhor evitá-lo completamente. As outras bebidas para evitar o suco e o leite não pasteurizados e a ponche de peito. Existe um risco leve de que essas bebidas possam conter E. coli ou outras bactérias que possam prejudicar você e seu bebê.
Enquanto você pode ter ouvido que a cafeína é outra grande não-não durante a gravidez, na verdade, é bom com moderação. Após anos de controvérsia, a maioria dos pesquisadores agora acredita que, embora a cafeína atravesse a placenta, quantidades moderadas (menos de 300 miligramas por dia) não prejudicarão seu bebê. Isso é sobre o que você receberia de duas a três xícaras de 8 onças de café. (No entanto, você poderia obter tanto de apenas um copo de 8 onças se for fabricado muito forte.) E esteja ciente de que a cafeína espreita em outros lugares, como chocolate, chá, cola e muitos outros refrigerantes.
Como posso proteger-me da intoxicação alimentar?
Cozinhe cuidadosamente todas as carnes, aves e peixes. Use um termômetro de alimentos para testar a temperatura interna da carne, ou cozinhe até que não esteja mais rosa no meio.
Não deixe os restos por mais de duas horas. Reaque-os até cozinhar antes de comê-los.
Mantenha a carne não cozida separada de outros alimentos.
Lavar ou descascar completamente todas as suas frutas e vegetais.
Use água quente com sabão para lavar as mãos – e qualquer superfície que entre em contato com produtos não lavados; carne não cozida, aves, frutos do mar ou ovos; cachorros quentes; e carne congelada – antes de tocar produtos limpos ou carne cozida para que não contamine sua comida.
Consumir alimentos perecíveis e prontos para comer o mais rápido possível depois de comprá-lo, especialmente quando você abriu o pacote, mesmo que ainda não tenha passado a data de “uso”. A data de uso refere-se a produtos não abertos.
Atividade: Alcance para outras mães
As mulheres que já fizeram a transição para a maternidade podem oferecer bons conselhos e uma profunda compreensão do que você está passando. Se você e sua mãe tiverem um bom relacionamento, ela pode ser uma importante fonte de apoio. (Algumas – mas não todas – as mulheres acham que a gravidez os aproxima de sua própria mãe.) Se você não sabe por onde começar a conversa, pergunte a sua mãe ou a um amigo para falar sobre suas melhores e piores memórias de gravidez. Você também pode contactar as mães veteranas no seu BabyCenter Birth Club – é um ótimo lugar para encontrar mulheres com quem você se relaciona [Babycenter]