tenho uma gata e adoro ela mais estou com 9 semanas de gestação e ouvi falar de dessa doença quero saber os riscos q corro por ter essa minha gata e como posso evita-la me ajudem.
tenho uma gata e adoro ela mais estou com 9 semanas de gestação e ouvi falar de dessa doença quero saber os riscos q corro por ter essa minha gata e como posso evita-la me ajudem.
Seja endorsada pelo site Semana a Semana.
Copie e cole o código abaixo no seu blog e confirme.
Doença infecciosa originada pelo parasita Toxoplasma gondii, que se encontra em fezes de gatos (multiplica-se no intestino dos gatos), sendo preciso ter especial cuidado com a manipulação das “caixas” de dejectos destes animais; encontra-se também na carne crua.
A mulher grávida pode ser contaminada durante este processo ou em contacto com a terra por onde circulem gatos, e existam fezes, que contém oocistos libertados pelo parasita. Os oocistos resultam do ciclo sexuado do parasita que ocorre apenas nos intestinos dos felinos (não acontece com os cães, por exemplo).
A mulher grávida deve estar atenta porque também pode ser contaminada pela ingestão de alimentos mal cozinhados como a carne mal passada de animais que contenham este parasita. Além disso, as pessoas que trabalham em jardinagem ou mexem habitualmente em carne crua correm também riscos de contrair toxoplasmose.
Os adultos aparentemente saudáveis não apresentam sintomatologia quando infectados.
A sintomatologia é rara e leve, assemelhando-se a uma gripe vulgar. No entanto, se for infectada durante a gravidez, pode passar a infecção ao seu bebé.
Quando a infecção ocorre durante a gravidez representa um risco grande para o desenvolvimento do embrião e do feto; pode causar danos cerebrais (hidrocefalia, microcefalia, calcificações cerebrais e atraso mental) e oculares (cegueira).
Se foi infectada antes da gravidez, 6 a 9 meses antes, com o Toxoplasma gondii, vai tornar-se imune. A mãe deve saber se já teve toxoplasmose, caso já tenha tido, o risco de contrair infecção na gravidez é muito menor.
Ame sua gatinha, mas ame mais seu bebê ok?
Abraços.